Utilização dos Conteúdos

COMO USAR ESTA BÍBLIA DE ESTUDO

Parabéns! É evidente que você leva a sério o estudo das Escrituras, uma vez que adquiriu esta Bíblia de estudo. Como tirar o máximo proveito de seu investimento?

Em primeiro lugar, você deve usá-la. O passo mais importante, e não raro o mais difícil do estudo bíblico, é abrir o Livro para ler. Por onde começar? Não há uma resposta universal, pois as pessoas apresentam gostos e necessidades diferentes. Se você nunca se dedicou seriamente ao estudo da Bíblia, poderá se sentir mais à vontade lendo um livro mais curto do Novo Testamento, talvez 1Tessalonicenses, Filipenses ou 1João. Se quiser começar com um Evangelho, leia a narrativa vibrante que Marcos apresenta da vida de Cristo. Se gostar de ação, experimente o livro de Atos. Se você estiver estudando um determinado livro na Escola Dominical ou se seu pastor estiver pregando uma série de sermões sobre um livro da Bíblia, use-o como base para um estudo pessoal mais aprofundado.

Seja qual for o livro que escolher, leia-o por completo e depois estude-o detalhadamente antes de iniciar outro.

Estudar a Bíblia dando “tiros no escuro” acaba produzindo mais confusão do que esclarecimento! Em segundo lugar, leia e estude com sabedoria. A Bíblia é a mensagem de Deus para nós; portanto, leia com o propósito de entender o que ele comunicou claramente, e não para descobrir supostos significados secretos. Para isso, você precisará compreender o significado das palavras. Algumas possuem explicação nas notas. Outras talvez precisem ser verificadas num dicionário da língua portuguesa, que é um dos instrumentos mais úteis para se ter à mão durante o estudo bíblico, ou num bom dicionário bíblico. Seja como for, não continue sua leitura até ter entendido o que acabou de ler. Aceite o sentido normal, natural e costumeiro das palavras. É assim que falamos e que lemos outros tipos de literatura, e é assim que Deus planejou que sua Palavra fosse lida e compreendida.

Você também precisará captar a idéia central de cada parágrafo ou seção. Você está utilizando uma Bíblia com esboços cuidadosamente preparados, de modo que deve observar o que os títulos desse esboço lhe dizem sobre o conteúdo de cada seção. Sintetize as idéias principais em suas palavras e escreva o resumo nas margens, ou acima ou abaixo dos esboços impressos. Ao avançar na leitura, reporte-se com freqüência ao esboço completo no início do livro, a fim de se nortear ao longo do desenvolvimento do texto.

Em terceiro lugar, pode ser interessante relacionar os ensinamentos da parte da Bíblia que você está estudando com outras passagens da Escritura. Por exemplo, a nota referente a Mateus 1:19 menciona o assunto “divórcio” sem desenvolvê-lo. É apropriado, portanto, examinar a lista de assuntos no fim da Bíblia e ler as notas das referências ali mencionadas sob o tópico “divórcio”.

Às vezes uma nota lhe indicará onde determinada palavra é usada em outra parte no Novo Testamento (há uma nota desse tipo em 1Tessalonicenses 4:11). Se for este o caso, reserve algum tempo para verificar as outras referências e anote na margem o suficiente para recordar o conteúdo básico dessas passagens. Da próxima vez que ler esse versículo, os “lembretes” estarão à vista e não será necessário verificar novamente as referências paralelas.

Em quarto lugar, é evidente que você vai querer ouvir Deus lhe falando por intermédio dos textos que está estudando. Não se entregue, porém, à tentação de descobrir significados “profundos” ou de encontrar idéias ocultas que ninguém jamais percebeu! Não invente “mensagens” que não estão no texto para justificar alguma idéia pessoal ou atitude que pretenda tomar. No sentido normal do texto há material de sobra para que o Espírito Santo fale a você e satisfaça suas necessidades espirituais. Além disso, quanto mais você estudar, tanto maior será o “reservatório” de verdades bíblicas acumuladas das quais o Espírito pode se valer para corrigi-lo, fortalecê-lo e guiá-lo.



Ampliar imagem




EIS MAIS ALGUMAS SUGESTÕES
DE COMO USAR ESTA BÍBLIA DE ESTUDO:


1. Escreva nas margens os significados de palavras que pesquisar para que da próxima vez que ler aquela passagem não precise procurar novamente o significado.

2. Escreva uma expressão ou frase para resumir o conteúdo das seções.

3. Escreva uma palavra ou frase que expresse a idéia central de um capítulo. Se você conseguir decorar essas expressões, será capaz de ter em mente todo o conteúdo do livro. Você pode, por exemplo, escrever “genealogia de Cristo” para Mateus 1; “visita dos magos” para Mateus 2; e “João Batista” para o capítulo 3.

4. Não sublinhe ou marque uma palavra ou expressão simplesmente porque em determinada situação ela lhe pareceu significativa. Escreva a razão de tê-la destacado. Por exemplo, se você sublinhar a palavra “salvará” em Mateus 1:21, indique namargemque esse verbo está ligado ao significado do nome “Jesus”, conforme explicado na nota de Mateus 1:1.

5. Indique referências paralelas relevantes que não estejam alistadas e anote uma palavra ou expressão para relembrá-lo do conteúdo de cada uma das referências. Por exemplo, em relação às referências marginais sobre Mateus 1:21, você pode escrever “nascimento virginal” ao lado de Lucas 1:31, “circuncisão” ao lado de Lucas 2:21, “Cordeiro de Deus” junto a João 1:29 e “Filho de Davi” ao lado de Atos 13:23.

6. Use as margens para registrar, de forma condensada, qualquer idéia interessante que tenha ouvido ou lido sobre a passagem.

7. Anote resumidamente nas margens aplicações pessoais dos textos. Mais tarde, ao reler tais passagens, você se lembrará dos compromissos que assumiu com o Senhor.

Escrevi as ferramentas de estudo desta Bíblia visando ir ao encontro das necessidades de um grande número de pessoas dentro de um espaço bastante limitado. Minha oração é que, ao longo dos anos, estas notas, acrescidas das que você anotar, façam desta a mais útil e valiosa Bíblia que você já possuiu.

Charles C. Ryrie